sábado, 12 de julho de 2008

BISCOTTI DI PRATO, CANTUCCI E CANTUCCINNI

O termo biscoito, significa cozido duas vezes. Primeiro a massa alongada é cozida em forno médio e depois de fatiados são cozidos em forno alto que que a massa desidrate e fiquem crocantes.

Estes biscoitos, por cá chamados de palitos, são de origem italiana, como o soa o seu nome.
Biscotti di Prato, são uns biscoitos tradicionais da cidade de Prato, na Toscana italiana. Na sua receita não se inclui gordura (manteiga) nem fermentos e inclui-se amêndoas ou pinhões. São uns biscoitos secos cortados em forma de palito e que acompanham o final de uma refeição, com um cálice de licor, ou porto ou um simples e bom café.
Confundem-se com os Cantucci e Cantuccinni, que são imitações dos originais. Diferem dos Cantucci por estes serem uns biscoitos mais grossos e feitos de massa de pão, azeite e erva-doce e dos Cantuccinni por estes levarem gordura, levedura e aromas.

Esta receita que fiz não tem gordura, mas tem fermento e aromas, erva-doce e baunilha, por isso não são os verdadeiros Biscotti di Prato, mas sim Cantuccinni. Baseei-me na receita daqui.


Fiz assim...

INGREDIENTES
250g de farinha
125g açúcar
100g amêndoas peladas
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de erva-doce em grão
1 colher (chá) de extracto de baunilha
2 ovos

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 160ºC.
Misturar numa os ingredientes secos e depois juntar os líquidos. Amassar bem para ligar, não é necessário juntar mais nenhum líquido.
Formar uma rolo comprido, ou dois mais curtos, com 12cm de largura, achatando as margens de forma a ficar com secção de meia-lua e com 2-3cm no centro. Levar ao forno num tabuleiro com papel vegetal ou tapete de silicone, durante 35min..
Retirar, deixar arrefecer 5min. e com uma faca grande de chefe, cortar o rolo em fatias com um dedo de espessura.
Levar os biscoitos ao forno a 180ºC, em cima do mesmo papel vegetal, durante 10min..
Retirar e deixar arrefecer.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Em vez da baunilha e erva-doce pode ser usado vinho do porto ou outro aroma como limão ou laranja e em vez da amêndoa pode ser usado casca de laranja açucarada cortada em cubinhos;
- Quando se leva a primeira vez ao forno, tomar atenção ao rolo, assim que ficar com as margens douradas, vigiar. Retira-se do forno ainda com o centro macio.

4 comentários:

  1. adoro biscotti mas nunca fiz.
    os teus ficaram lindos e bem crocantes.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Esse café aí ao lado... uiii! Que maravilha. Não conhecia estes biscoitos, mas gosto de amêndoas... deve ficar óptimo.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!