quinta-feira, 3 de julho de 2008

EMPADAS DE CARNE

As empadas e eu, eu e as empadas. Gosto de empadas, pronto!
Não há empada que veja que não queira experimentar. Sou tipo a loira que quando vê uma casca de banana diz "Lá vou eu escorregar outra vez!". Pois é, quando vejo uma, tenho de a provar.

As tradicionais são as de galinha, mas também as há de carne (galinha também é carne!), camarão, vegetarianas, de queijos ou doces (menos vulgares).
Quanto à massa, quebrada ou folhada são as mais vulgares.

Quando vi esta receita e o vídeo, não pensei duas vezes, e tinha de fazer estas empadas.

Como o desejo foi grande, não tive grande preparação para o recheio e por isso usei carne de porco assada, a do Lombo de Porco com ananás, que tinha sobrado do almoço. A receita do meu recheio não é a ideal, foi a possível para a rapidez que eu tinha. Um outro recheio seria feito com um refogado de cebola e alho e algum tomate antes de acrescentar o frango desfiado. A receita original da massa inclui também a de um recheio de frango, que não usei desta vez, mas que é igual à da Tarte de Frango.

A receita é de umas empadas de sucesso vendidas em inúmeras lojas, pastelarias e afins no Brasil. Foi apresentada num programa "Mais Você" da Ana Maria Braga, pela própria criadora - Andréa Nóbrega de Gouveia, agora empresária, pois começou a fazer estas empadas em casa e agora faz 75mil empadas por mês.

Gostei da massa, mas acho que ficou melhor no dia seguinte, pois ficou mais coesa, menos areada. Para quem gosta de deste tipo de massa vai adorar. É fácil de fazer e fica muito bem.

Fiz assim...

EMPADAS DE CARNE


INGREDIENTES
Para a massa:
3 gemas
50ml de água
600g de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
300g de margarina

Para o recheio:
carne cozinhada
fatias de queijo
1 colher (sopa) de farinha de trigo
leite q.b.
pitada de sal, pimenta e orégãos
azeitonas sem caroço

PREPARAÇÃO
Numa tigela, peneirar as gemas misturar água.
Numa outra tigela colocar a farinha, sal e margarina e misturar bem com o misturador das massas areadas. Adicionar a mistura das gemas e misturar tudo até ficar uma massa homogénea.
Deixar descansar no frigorífico por 30min..
Pegar uma pequena porção da massa e forrar cada forminha de empada.
Preencher com o recheio.
Pegar outra porção de massa, abrir com a mão (ou numa superfície lisa) e cobrir a empada.
Pincelar a tampa com gema batida.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC por 25min..

Picar a carne e algumas fatias de queijo. Misturar a farinha e o leite até ganhar ponto. Temperar de sal, pimenta e orégãos.
Colocar 1 ou 2 azeitonas sem caroço na empada e acabar de rechear com o creme.

Se a massa for bem esticada rende 24 empadas, no meu caso só fez 20.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- No frigorífico aguentam muito dias numa caixa plástica e podem ser congeladas sem perda de textura e sabor.

11 comentários:

  1. Olá boa noite!
    Cá continuo devagar nas minhas experiências de padaria e não posso deixar de estar sempre atenta às novidades que por aqui vão surgindo!!
    E fiquei tentada a experimentar esta receita de empadas: porque também gosto muito e o marido ainda mais...
    Mas tenho uma dúvida q se calhar vai soar a "burrice"...o que é o misturador de massas areadas? sinceramente não sei o que é....
    Obrigada e continue que são sempre receitas maravilhosas que aqui encontro!
    Maria

    ResponderEliminar
  2. É um instrumento simples que é composto por uma pega e por vários arames rígidos (5 ou 6) para se conseguir misturar a manteiga levemente amolecida ou dura com a farinha, pois à mão não é fácil. Pode ver várias imagens aqui

    ResponderEliminar
  3. Cum caraças... 75 mil por mês? Já deve ter uma linha de montagem para fazer isso ;)
    Têm óptimo aspecto.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Obrigada pelo esclarecimento! Já agora não tem ideia de onde se pode encontrar cá em Portugal para comprar? É que não tenho ideia nenhuma de ter já visto este utensílio...
    Obrigada e BOM FIM DE SEMANA!!!
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Maria, já não sei onde comprei, já tem uns aninhos, mas comprei cá de certeza. Não foi num hipermercado, foi numa loja pequena ou numa feira onde tem bancas com colheres de pau e afins. Se entretanto passar por algum lado que tenha eu aviso.

    ResponderEliminar
  6. Olá Paulo
    Estão neste momento no forno, já só faltam 5 min.
    Daqui a pouco já digo como é que ficaram.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá Paulo
    Cá estou eu a reportar o resultado.
    -O recheio ficou divinal.
    -A massa demasiado areada, mesmo no dia seguinte.
    Temos que tentar outra vez.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Adorei a receita obrigada por compartilhar conosco!!
    Porem tenho uma duvida, posso congelar com o recheio? e depois para assar é preciso que descongele antes ou vai direto ao forno?? obrigada e aguardo resposta!!
    bj

    ResponderEliminar
  9. Nete - Pode assar comm o recheio, óbvio, e a seguir congelar. Quando descongelar, deixe à temperatura ambiente, dentro da caixa até descongelar por completo (o recheio demora mais). Não precisa de voltar ao forno.

    ResponderEliminar
  10. Sei que ja faz algum tempo que essa receita foi feita. Mas pesquisando algo salgado pra vender vi e fiquei muito empolgada pra fazer, mas tenho algumas duvidas. Posso congelar? Se sim ela tem que estar assada ou crua?
    A massa deve descansar por um tempo na geladeira, teria algum problema deixa-la de um dia pro outro?
    Muito obrigada pela atenção
    Adriana Lopes

    ResponderEliminar
  11. Adriana - Nunca as congelei cruas. Congelei algumas já assadas e ficaram boas no fim de descongeladas.
    Mas assadas de fresco é sempre melhor, ficam com a massa crocante, pelo que se pretende congelar, congele-as cruas, em formas de alumínio e depois asse quando vender.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!