quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CHILI

Vários foram as evidências ou coincidências que me levaram a fazer este prato. Tudo começou pela vontade de usar mais feijão nas refeições. O manteiga ou vermelho no puré da sopa ou o frade à acompanhar um bacalhau cozido, são as quase únicas formas de o servir, aqui em casa, acho que tarte de feijão branco não conta. Não sou fã de feijoadas (mas gosto da de choco).

Vi a sugestão de Chili na Mesa para 4, chamou-me a atenção ler que lá em casa os mais pequenos gostavam muito, pensei que não lhes iria agradar. No dia a seguir, ao folhear um livro de cozinha mundial, vi a sugestão chili; ao arrumar o armário das especiarias, caiu-me uma mistura para fajita nas mãos; na despensa tinha um frasco de feijão vermelho a olhar para mim e nas compras da semana passada comprei carne de vaca picada. Todos os astros estavam reunidos para a elaboração de um CHILI!

Acompanhei, como sugerido, com arroz manteiga e tortillas de milho mexicanas, para dipar no chili.

Sem dúvida que o Rê gostou, é rápido de preparar, bem saboroso e a leguminosa estão lá - missão cumprida.

Fiz assim...

CHILI


INGREDIENTES
1 fio de azeite + óleo
2 cebolas médias
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 malagueta
500g de carne de vaca picada
2 tomates maduros
1/2 pimento cortado em pedaços pequenos
1 chili fresco - Não usar de for servido a crianças
1 colher (sopa) de concentrado de tomate
1dl de vinho branco
1dl de água quente
400g de feijão vermelho cozido (1 frasco)
1 colher (chá) de mistura de especiarias para fajita
1 pitada de sementes de alcaravia moídas
1 pitada de sementes de funcho grego moídas
1 pitada de cominhos moídos

PREPARAÇÃO
Aquecer um tacho largo o azeite e adicionar a cebola picada e os alhos, deixar alourar um pouco, juntar a folha de louro e a malagueta inteira.
Juntar a carne e deixar fritar mexendo sempre. Adicionar o tomate picado, o pimento cortado e o concentrado de tomate e mexer. Juntar o vinho e a água (pode ser da cozedura do feijão ou do frasco). Deixar ferver um pouco.
Acrescentar o feijão cozido e temperar. Deixar ferver destapado até o feijão estar no ponto.

Acompanhar com arroz branco com manteiga e tortillas de milho.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Se usar a mistura se especiarias para fajita, como esta já tem sal, provar antes se acrescentar mais sal;
- Considero pitada, a ponta de uma faca bicuda;
- Quando se acrescenta o feijão pode ser acrescetando também 400g de milho doce congelado.

7 comentários:

  1. adoro chili, eu mesma so fiz uma vez, tenho que repetir a dose ! bj

    ResponderEliminar
  2. Bem, chili... é chili!!
    Muito picante e saboroso! Gosto muito!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uau !!! Ficou bem apetitoso...ainda bem que o R. gostou...e obrigada...um grande beijo

    ResponderEliminar
  4. Ainda nunca me atrevi a fazer chili. E não sei bem porquê.. E acho o aspecto delicioso! **

    ResponderEliminar
  5. É a primeira vez que aqui venho,e fico logo a salivar....
    Com este prato que adoro, nem lhe agradeci por ter passado no meu cantinho,venho retribuir e dou logo de caras com "Chili" e á tanto tempo que não faço,avivou-me a memoria para fazer em breve.

    Obrigado adorei o seu bloguinho com coisinhas deliciosas,voltarei mais vezes,espero que não fique aguada a olhar para o ecran(Risos)

    Bjinho

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi mas adoro feijão... tenho que fazer um dia destes :)

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito desse prato mas faço-o com feijão branco e não uso muito picante senão ai..aii o meu estomago não aguenta.;)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!