segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

100% SEM GLÚTEN

100% SEM GLÚTEN é o título do mais recente livro de receitas. Receitas especiais, receitas doces e salgadas, todas sem glúten.

O livro, primeiro livro deste tema em Portugal, é da autoria da Alexandra Gameiro e foi lançado ontem dia 6 de Dezembro no auditório do IPL com o apoio da APC (Associação Portuguesa de Celíacos) e da Glutamine (empresa que comercializa produtos alimentares sem glúten).

Eu assisti à apresentação e comprei o livro, não porque seja celíaco ou tenha familiares que o sejam, mas por mero interesse científico-gastronómico.


É um livro-ajuda na vida dos celíacos onde a má rotulagem dos produtos embalados se traduzem numa monotonia alimentar desnecessária.
Ficámos a saber que em análise laboratoriais a diferentes produtos embalados é encontrado glúten em produtos com aveia (a aveia não tem glúten) por contaminação nas fábricas. Também que produtos que referem "pode conter vestígios de glúten" não possuem na realidade glúten, mas será uma forma das marcas se precareverem contra qualquer possibilidade de contaminação dos seus produtos, que não têm uma análise monitorizada. Como esta indicação não se pode generalizar, na dúvida não são produtos consumidos. A APC publica lista de marcas analisadas.

Na blogosfera poderão encontrar receitas e sugestões de receitas sem glúten, deixo aqui o blog da Leila - Delishville sem glúten, onde a quem interessar pode encontrar receitas originais para fugir à monotonia do dia-a-dia, bem como sugestões para ocasiões especiais como aniversários.

Receitas que publicarei sem glúten, aparecerão com a etiqueta "Sem glúten / Gluten free".

1 comentário:

  1. Isso é muito interessante. As pessoas que analisam os rótulos são levadas ao engano então! Isso é muito mau, principalmente porque nos hiper e supers não há muita hipótese de escolha... Ao publicares receitas sem glúten vais estar a contribuir, e muito, para pessoas que são celíacas ou que têm familiares celíacos. É bom :)

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!