domingo, 20 de setembro de 2009

LOMBO DE PORCO ASSADO COM PIMENTA EM GRÃO

Lombo assado é muito prático. Para além de servir de refeição no dia, por exemplo almoço de sábado, finamente fatiado numa sandes com alface e tomate serve para outra refeição, por exemplo o jantar de domingo.
O restante lombo é fatiado normalmente e congelado, num saco de congelação, pronto para o jantar de um dos dias da outra semana.
Mesmo que depois não se queira comer o lombo fatiado, pode-se picar ou cortar em cubos e fazer dele um empadão ou uma tarte ou quiche ou mesmo servi-lo com molho e queijo.
Por tudo isto nunca asso um lombo pequeno, geralmente uma peça de 1,5kg.

Para assar o lombo ou uso o forno, ou a panela de pressão, ou a panela de ferro. De todas as formas sai sempre bem. A panela de pressão é o método mais rápido e por isso usado durante a semana. No forno fica para o fim-de-semana.

No forno pode-se assar num pirex ou assadeira, ficando sempre o lombo em contacto com o tempero e a gordura que se vai criando, ou sobre uma grelha, como foi o caso deste, em que os temperos vão descendo, ficando a superfície do lombo mais crocante. Não é por isso que o lombo fica mais seco.

Para assar carnes no forno, e para que fiquemos descansados, o melhor é usar o termómetro de assados. Assim que a temperatura do interior da peça de carne atinge a temperatura desejada, está pronto, sem qualquer dúvida se a carne está passada ou não.

Fiz assim...

LOMBO DE PORCO ASSADO COM PIMENTA EM GRÃO


INGREDIENTES
1 lombo de porco (1,5kg)
5 dentes de alho esmagados
2 folhas de louro partidas
1 colher (chá) de tomilho seco
1 malagueta seca pequena
1 colher (chá) de colorau
1 colher (sopa) de pimenta preta em grão
1 colher (sopa) de sal grosso
200ml de vinho tinto
4 colher (sopa) de vinagre (de sidra ou de vinho)

PREPARAÇÃO
Limpar o lombo de gorduras exageradas.
Na assadeira ou noutro recipiente fazer a marinada, juntando todos os ingredientes. Colocar o lombo e deixar descansar 1h ou o tempo quase tiver disponível.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Transferir o lombo para um recipiente e recolher os grãos de pimenta da marinada. Colocar a grelha sobre a marinada e de seguida o lombo. Com o dedo cravar os grãos de pimenta na superfície do lombo.
Espetar o termómetro até ao centro da peça de carne.

Levar a assar os primeiros 15min. a 200ºC e depois baixar para 180ºC até o lombo atingir os 85ºC.
Durante a assadura com a seringa dos assados, puxar o molho formado e derramar sobre o lombo, 2 a 3 vezes.

Deixar arrefecer um pouco antes de fatiar sobre a tábua.

Querendo aproveitar o molho do assado para acompanhar, retira-se a grelha, coa-se o molho num passador e se estiver muito líquido pode engrossar-se com um pouco de farinha e levar ao lume numa caçarola ou na própria assadeira.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Antes de fazer a marinada, para que os temperos fiquem mais activos, esmagar no almofariz apenas um pouco, os alhos, o sal, o tomilho, a malagueta, o louro e alguns grãos de pimenta. Acrescentar depois na assadeira o colorau, o vinho, o vinagre e os restantes grãos de pimenta;
- Aproveitando o molho final pode, para além de o engrossar, aromatizar-se com algumas gotas de whisky, por exemplo, e se for o caso torná-lo mais picante.

7 comentários:

  1. O aroma desse lombo deve ser fantástico. Vou experimentar :)

    ResponderEliminar
  2. Tb reservo o forno para o fim-de-semana, esse lombo está com a cor perfeita pelo menos para mim é assim que gosto dele, além de que é uma comida tão versátil e várias receitas nunca são demais :*

    ResponderEliminar
  3. êsse lombo tá lindo..e deve tr ficado delicioso!!gosto muitoi da carne de porco...tem uma textura maravilhosa né?bjus..

    ResponderEliminar
  4. Que delicia... sei da existência desses termómetros mas curiosamente nunca os procurei.
    Obrigada pela sugestão ;-)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Nossa ficou super douradinho! Um espetáculo! Deu água na boca aqui! Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de lombo e faz-se de vez em quando ao fim de semana, principalmente agora no frio :)

    ResponderEliminar
  7. esta um lombo delicioso.
    eu ca nao tenho termómetro mas acho que de facto e util.
    e aqui ve-se isso

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!