quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

BÔLA DE CARNES DE TRÁS-OS-MONTES

Adoro bôlas e pães recheados.
A bôla que por aqui não falta nas festas de aniversário é a Bola de Fiambre e Salpicão, mas apenas é tradicional aqui de casa. Esta que hoje apresento é típica da região nortenha de Trás-os-Montes.

É óbvio que também devem existir dezenas de receitas desta bôla e de recheios possíveis para ela, no entanto adaptei a sugestão da Cozinha Tradicional Portuguesa, da Impala.

Para a massa de pão usei a massa base do Artisan Bread, que é prática porque se mantém no frigorífico vários dias, pronta a ser usada.

A carne de vaca e o bacon dão um sustento maior a esta bôla e o aroma no forno é divinal. Mas mesmo bom é o sabor da combinação das carnes com a cebola, a salsa e o pimento!

Fiz assim...

BÔLA DE CARNES DE TRÁS-OS-MONTES


INGREDIENTES 
Para a massa:
1 receita base de Artisan Bread ou 1,5kg de massa de pão

Para o recheio:
400g de bife de vaca
sal
pimenta
200g de chourição fatiado
200g de bacon em tirinhas
200g de presunto fatiado
1 cebola
1 ramo pequeno de salsa
1/4 pimento vermelho assado de conserva

Para decorar:
1 gema
1 colher (sopa) de água

PREPARAÇÃO
Aquecer bem uma frigideira funda e fritar o bacon, sem adicionar gordura, para que fique dourado e perca a gordura que tenha. Escorrer o bacon e reservar.

Cortar os bifes às tirinhas e na mesma frigideira e com a gordura do bacon fritar a carne de vaca, temperando com sal e pimenta. Reservar.

Dividir a massa de pão em 2 partes e esticar uma delas num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal. Dispor por cima da massa o chourição, o presunto e as rodelas finas de cebola. Dispor ainda a carne de vaca e o bacon, regar com a gordura resultante e distribuir ainda as folhas de salsa e as tiras finas de pimento.

Cobrir com a restante massa esticada. Calcar bem nas margens para unir as massas.
Pincelar com uma gema batida com a água ou distribuir pequenos bocadinhos de banha ou margarina por cima e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC.

Assim que esteja dourado, verificar a massa e retirar do forno.
Deixar arrefecer uns minutos, desenformar e deixar arrefecer.


NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- O presunto quando assado costuma tornar-se mais salgado, por isso verifique que o presunto a ser usado não é já muito salgado;
- Só no fim de fazer a bôla dei por ela que todos os ingredientes que usei foram do Lidl, incluindo a carne e os fumados.

18 comentários:

  1. Com carne de vaca nunca tinha visto. Tem bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. Que rica bola!
    A minha família é de Trás-os-Montes! Eu adoro a bola de carnes!!! Tenho uma tia que faz esta bola e fica uma maravilha mas ainda não lhe saquei a receita... =(
    Também cozinhaste carne de vaca para o recheio. ;)
    As que fazemos por aqui, com carnes frias, vão dando para enganar o estômago...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que Deliciousa recetinha este menina....e bem bom .....eu gosta muito de bolos com carne.
    bejnhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Eu estou tentada a fazer uma bôla de carne,mas ainda não encontrei uma receita que me convençê-se...até agora!!!
    Talvez vá esperimentar a sua..o que me diz?
    Obrigada e bjs

    ResponderEliminar
  5. Que rica bôla, o aspecto é super convidativo!

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Ai, gosto tanto disto...
    Já não como faz muito tempo!!
    Nhami, nhami!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Também tenho esse livro, mas nunca me aventurei a fazer a bôla. De qualquer forma, se o fizer, será com a sua adaptação, pois toda a receita que experimento deste cantinho é infalível!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Que bola de carne tao linda e cheia de coisas boas!

    Beijinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
  9. ola. chamo me luciana e tomei conhecimento do teu blog pelo blogda telma, cheirinho a pao.
    tou encantada. meu deus...onde estavas q n te conhecia!!!!???e ainda por cima tens todas as seguidoras q tb sigo...q bom...um blog dedicado a pao e mfp!!! se eu te contar as minhas aventuras...ja tive para a atirar pela janela. ta na cx pk ja desisti...mas quem sabe nao me atreva a afazer qq coisita com os tues conselhos...
    esta bola ta algo de divinal...eu adoro estas coisas. com certeza hei de experimentar. parabens pelo blog e pela bola!!!!
    como te posso seguir? ja te tenho nos meus favoritos!

    ResponderEliminar
  10. Que bôla maravilhosa, adoro as tuas bôlas :*

    ResponderEliminar
  11. Que bela bola. Eu adoro bolas mas nunca me atrevi a fazer pois parecem sempre muito complicadas mas com a sua receita e esta foto fiquei tentada a experimentar ;-)

    ResponderEliminar
  12. Vanillastrawberryspringfields - É menino :)

    Susana - Força, experimente e depois diga como ficou.

    Luciana Machado - Para receber cada post no e-mail basta inserir o seu e-mail na caixa do rss do blog.

    ResponderEliminar
  13. Deu água na boca! E também me fez lembrar da minha vizinha no Brasil, originária de Trás-Os-Montes! Vou guardar, porque tenho certeza que vai fazer sucesso numa festinha!
    Bjs,
    Ah, tomei coragem e comprei um Waffeleiser... a máquina para waffle! Culpa sua! ;)

    ResponderEliminar
  14. esta uma maravilha esta bola de carene
    nao e muito habito ca em casa mas tenho de fazer de novo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. ó fax favóri... é só pra dizer que fiquei cheia de fome ao olhar para as fotos...
    achas que posso passar aí por casa?

    ResponderEliminar
  16. Risonha - Passa à vontade, mas bôla já não há, mas depressa se faz outra ;)

    ResponderEliminar
  17. Pela quantidade de carne que leva tinha mesmo de ser de trás-os-montes...
    Tem um aspecto divinal...

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário a esta cozinha!